Nov
18
2011

Pilates na bola!

Nós já falamos aqui no blog sobre Pilates e como ele traz inúmeros benefícios para a saúde, como melhorar a respiração e o condicionamento físico. 

No mês passado mostramos aqui, 3 exercícios de Pilates para melhorar o equilíbrio, e hoje vamos explicar alguns feitos com a bola suíça.

Um dos acessórios mais conhecidos e utilizados nas aulas de Mat Pilates e Pilates Studio, a bola suíça pode ou não facilitar a prática dos exercícios, aumentando o grau de dificuldade dos movimentos. Este acessório é ótimo para alongamentos e também serve de ferramenta para massagens ao término das aulas de Pilates.

Para quem deseja ficar com um corpo forte, definido e alongado, usar a bola pode ser uma boa dica. Com apenas um acessório, você pode trabalhar diferentes grupamentos musculares: pernas, braços, abdômen, glúteos, costas. São inúmeros os exercícios que podem ser realizados com a bola. Veja essa série de exercícios preparada pela professora Angelita Mazza no Studio ATMA.

Ponte

Posição inicial: deitado com os pés apoiados na bola. Coluna neutra e braços ao longo do corpo.

Desenvolvimento: Articular a coluna em flexão até a extensão dos quadris, descolando vértebra por vértebra do solo. Articule a coluna de volta ao solo recolocando cada vértebra. Obs.: O glúteo é o primeiro a subir e o último a descer.

*Fortalece glúteos, posteriores de coxa e paraverterais, ou seja, toda a cadeia posterior do corpo.

Roll Up

Posição inicial: Em decúbito dorsal, bola entre as mãos, joelhos flexionados e coluna neutra.

Desenvolvimento: Fletir a coluna cervical, torácica e lombar na sequência, até alcançar a posição sentada, onde se reorganiza a coluna para iniciar o movimento de volta. Sempre subir e descer de forma controlada, vértebra por vértebra.

*Trabalha a mobilidade da coluna e fortalece o abdômen.

Gafanhoto

Posição inicial: Em posição de prancha, coluna neutra. Pernas estendidas, coxas apoiadas na bola, membros superiores estendidos e alinhados com ombro.

Desenvolvimento: Flexão de ombros, deslizando a bola sobre a coxa em direção ao quadril, mantendo a coluna neutra enquanto estende levemente os quadris e em seguida volta na posição inicial.

*Trabalha membros superiores e abdômen.

Leave a comment