Sep
9
2011

O lado bom da ansiedade?

Você já percebeu se tem o hábito de roer as unhas, tremer os pés e movimentar as mãos sem parar, mexer nos cabelos antes de grandes eventos, encontros, uma apresentação de trabalho importante? Estas “manias” podem caracterizar a ansiedade.


A ansiedade é uma sensação que traz reações de aceleração no cérebro e no corpo e dependendo das situações ao que o indivíduo se expõe, a ansiedade pode se agravar e desenvolver outros problemas, como síndrome do pânico por exemplo.

Porém, toda emoção tem seu lado positivo e ansiedade, desde que moderada, pode trazer benefícios para sua vida, sabia disso?

Afinal, a sensação de ansiedade funciona como um “sinal de alerta” do nosso organismo, nos avisando que precisamos nos proteger emocionalmente, pois sua função primária é nos preparar para lutar ou fugir.

Isso vem dos tempos das cavernas quando o homem vivia em estado de alerta total, sempre se protegendo para sobreviver da fome, dos animais, do frio. Nos dias de hoje, os problemas são outros: medo de perder o emprego, de ficar sozinho, de não ter dinheiro, tudo isso é interpretado pelo nosso cérebro como ameaças à nossa sobrevivência.

Mas se usarmos esse sentimento de alerta, “lutaremos” contra qualquer sentimento que possa nos ameaçar, fazendo com que busquemos força e disposição para qualquer embate na vida. Mas isso, como foi dito antes, com muita, mas muita moderação, pois como já diziam nossos avós, tudo que é exagero, não é bom! ;)

About the Author:

Leave a comment